Plano de Atividades

17 / 10 / 2017

 

 

Executivo da Junta de Freguesia de São João Baptista apresenta à Assembleia de Freguesia para discussão e aprovação o Plano de Atividades a desenvolver para o ano de 2015.

Tem este executivo a intenção de desenvolver estratégias e projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população no aspeto de satisfazer as necessidades materiais, sociais e culturais, através de processos que visem um serviço público isento, imparcial e justo.

No documento das Grandes Opções do Plano vêm enunciados os Investimentos e as pequenas ações que nos propomos realizar, tendo em conta as poucas receitas, incluindo o FFF (Fundo de Financiamento das Freguesias) que são a base do nosso financiamento, esperamos contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da nossa Freguesia, refletindo, da parte deste Executivo uma ação seguindo a máxima ”Fazer Melhor com Menos Recursos”.

Mas mesmo condicionado pelos fundos legais que são atribuídos a esta Freguesia, propomos dar continuidade às atividades/projetos já existentes, e também apostar na promoção de novas atividades que permitam abranger toda a população tendo em conta os seus valores, as suas condutas, os seus modos de vida, os seus níveis culturais e grupos etários.

Desenvolveremos a nossa ação de uma forma transparente, sendo pautada pela coerência na realização e adaptação às realidades sociais que possam surgir durante o próximo ano e pela capacidade de previsão dos custos das atividades e das possíveis alterações orçamentais. Sendo assim, passamos a apresentar, desde já, as nossas responsabilidades mais diretas e outras atividades que pretendemos realizar seja individualmente ou em parceria para o ano de 2015.

 

Ambiente e Espaços Verdes

Vamos dar continuidade a este projeto, que passa pela requalificação paisagística, da Vila, na qual iremos executar trabalhos de pequena dimensão, trabalhos estes que serão efetuados por colaboradores que estão ao serviço desta instituição mediante protocolo realizado com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. E assim continuar a zelar pelo bem-estar de toda a comunidade da Freguesia, resolvendo não só os problemas do ambiente como também, efetuando serviços, em tempo oportuno, de pequenas obras de requalificação e recuperação, tais como:

  • Conservação e limpeza de valetas, bermas, caminhos, largos e ruas;

  • Conservação e ornamentação de espaços verdes;

  • Conservação e limpeza de fontes, fontanários e diversas linhas de água;

  • Conservação, manutenção e limpeza de lavadouros;

  • Conservação, manutenção e limpeza em áreas urbanas.

     

    Atividades Culturais, Recreativas e Sociais

    Para que a cultura em Castelo de Vide continue com a projeção que lhe é reconhecida a nível concelhio e nacional, é intenção do Executivo da Junta de Freguesia continuar, sempre que achar pertinente, mas embora de uma forma mais restrita e conforme a sua disponibilidade financeira, apoiar as nossas Coletividades e Associações, mediante apresentação do seu plano de atividades.

    Relativamente ao Espaço Museológico – Oficina Museu Mestre Carolino, tendo este, um importante valor turístico, histórico e pedagógico, representa também uma tradição e identidade de Castelo de Vide. Desta forma é nossa intenção manter esta galeria disponível para quem a queira visitar. Para um adequado funcionamento da mesma, vai ser necessário dispor de alguns recursos sendo eles materiais e humanos, tais como:

  • Pagamento de eletricidade;

  • Conservação e manutenção do edifício propriedade desta Freguesia;

  • Conservação e manutenção das peças museológicas;

  • Despesas mensais com as 2 estagiárias que estão ao serviço desta instituição mediante protocolo realizado com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, e com o reforço financeiro da câmara municipal.

    São custos fixos que teremos de suportar, em que na conjuntura económica com que nos deparamos, terão que ser muito bem calculados para que não exista uma discrepância orçamental.

    Vamos continuar a participar em ações conjuntas com a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia do Concelho, associações e coletividades, nomeadamente, nos festejos do Carnaval Trapalhão, Semana Santa, Santos Populares, Dia da Criança, Dia do Idoso, entre outros, dando assim, um seguimento no incentivo a pequenas datas comemorativas e fomentar as nossas tradições de modo, a não caírem em desuso e esquecimento, preservando a nossa Identidade Cultural.

     

    Saúde e Educação

    Iremos sempre estar presentes em parceria com as outras Freguesia do Concelho, o Centro de Saúde e o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Castelo de Vide, em atividades que incentivam á prática de exercício físico, tais como: Caminhadas; rastreios; atividades fisicas ao ar livre e continuação no apoio logistico na atividade do judo.

    Vamos dar continuidade à nossa iniciativa “Kit Germinar”, contribuindo com um valor simbólico de 150 €, felicitando assim as crianças que nascem e cujos pais residem na nossa Freguesia. Constitui-se numa medida de apoio para melhorar a qualidade de conforto à nascença e em simultâneo incentivar o aumento da taxa de natalidade. Esta oferta será adquirida em qualquer uma das nossas farmácias locais.

     

     

     

     

    Nota Final

    Sempre que for necessário, e que para tal não seja possível agir diretamente, iremos “pressionar” a Autarquia Local para acções que a Junta de Freguesia veja de interesse para o bem-estar dos fregueses.

    Pretendemos, na medida do possível, concretizar todos os projetos que propomos executar e realizar outros que nos pareçam de igual modo pertinentes, conseguindo assim, satisfazer e dar resposta ás necessidades dos nossos fregueses e do nosso Concelho.

    É neste contexto de transparência e de seriedade, valores nos quais os elementos deste órgão executivo se reveem, que submetemos à apreciação e aprovação da Assembleia de Freguesia o Orçamento e Plano de Atividades para o ano de 2015, na expectativa de que mereçam, dos elementos, uma aceitação positiva a fim de garantir o normal funcionamento da autarquia.

 

 

Castelo de Vide, 19 de novembro de 2014

 

 

 

                                                                                                                       A Junta de Freguesia de São João Baptista