Caminhada das Cruzes

03 / 05 / 2015

...

Foi realizada na manhã de Domingo do passado dia 3 de Maio, a já bem conhecida Caminhada das Cruzes. Este evento (que juntou cerca de 50 pessoas) foi organizado pelas Juntas de Freguesia de S. João Baptista, Santiago Maior, Santa Maria da Devesa e apoiado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Esta caminhada tem como objetivo celebrar o Dia da Cruz, a 3 de Maio, um dia que está ligado à lenda da descoberta da verdadeira Cruz de Cristo no Calvário por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino I, que a procurava pela Palestina. 
Em Castelo de Vide a tradição manda colocar “uma cruz por cima da porta e outra na ceara”, como lembra Alcine Caldeira, catequista há 30 anos. Já Maria Antónia Neves, que tem ido todos os anos à caminhada, conta que “os lavradores punham uma cruz nas cearas de trigo”, sendo este um costume próprio de quem vivia da agricultura. 
Durante o percurso, três cruzes de madeira foram enfeitadas com flores pelos caminheiros e colocadas na Igreja de São Vicente Ferrer, na Igreja de São João Baptista e Igreja de São Pedro, no final, a organização ofereceu um pequeno lanche.
 
Ver Fotos.